segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Polícia Militar evita roubo a mão armada e prende bandidos

Materiais apreendidos com os assaltantes
Itaú de Minas - Na noite de sábado, 21/02 em patrulhamento pela Rua João Kirchner a Polícia Militar avistou várias pessoas aglomeradas e ao se aproximar das vítimas D.M.S.O. e G.C.L. os mesmos informaram que 4 indivíduos armados em veículo VW/Gol de cor prata estacionaram ao lado do veículo das vítimas e anunciaram o roubo. Nesse momento os autores perceberam a aproximação da viatura policial fugiram sentido Passos. As características dos mesmos e do veículo foram passadas ao COPOM que localizou os autores e após perseguição pela cidade de Passos os bandidos vieram a perder o controle e bater o carro.

Foram abordados os autores L.C.O., F.M.C., D.S.L. e E.A.R.C. e com eles foram apreendidos 1 canivete, 40 reais em dinheiro, 2 celulares, 1 porção de substância semelhante à maconha e 1 fita crepe. Os mesmos foram conduzidos à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) por conta dos ferimentos da colisão, medicados e liberados para a polícia.

A Polícia Militar refez então o trajeto da fuga pois perceberam que algo havia sido jogado fora pelos bandidos e na beira de um barranco fora encontrada uma touca ninja enrolada com um revólver calibre 38 com 6 munições intactas.

As vítimas de Itaú de Minas reconheceram os bandidos que foram presos e um menor apreendido. Todos foram encaminhados para a delegacia de polícia para as providências cabíveis.


De Itaú de Minas participaram da operação o 3º Sargento Leonardo e Cabo Baroni.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Reunião da Rede de Comerciantes e Vizinhos Protegidos aconteceu nesta sexta-feira, 20/02

Sargento PM Leonardo
Itaú de Minas - Mesmo com o alto índice de roubos e furtos ocorridos em Itaú de Minas e com a ampla divulgação da reunião que trataria do assunto, um número nada expressivo de participantes compareceu. Dos 9 vereadores, Prefeito e Vice, Secretários e Chefes de Setor, nenhum esteve presente, sendo que para começar um trabalho e exigir algo mais do Estado não adianta apenas ir e dizer que a violência na cidade cresceu, o correto seria levar dados oficiais da Polícia Militar e questionado se alguém pediu algum dado antes da viagem Sargento Leonardo foi categórico em sua resposta: "Não". Da comunidade, entre comerciantes, moradores, representante da Associação Comercial e Empresarial e imprensa através do Itaú de Minas em Foco, um total de 8 pessoas compareceu para entender o que vem acontecendo.

O Sargento Leonardo do Carmo responsável pelo projeto desabafou ao ver o número pequeno de participantes, "Todos criticam e muitas vezes as críticas são até coerentes, mas na hora de comparecer e opinar ou ao menos se interar do assunto são poucos os que aparecem".

A reunião começou com uma palestra ministrada pelo Sargento, onde o mesmo mostrou em gráfico a crescente evolução dos crimes em nossa cidade e abordou de forma muito clara e de fácil entendimento as leis de nosso país que contribuem para o aumento dos delitos e as condições do sistema prisional que não contribui para a recuperação do bandido.

Sargento Leonardo deixou claro que o que a cidade precisa imediatamente é de um delegado de polícia para que os flagrantes não tenham que ser fechados em Passos deixando por vezes a cidade desguarnecida, dado ao baixo efetivo, e à lei estadual que prevê o máximo de horas que um policial militar pode trabalhar por semana, com isso, em Itaú de Minas, por turno, ficam somente para cobrir 15.000 habitantes, 2 policiais.

Após abordar os temas, ouvir as dúvidas, críticas e sugestões dos presentes, Sargento Leonardo apresentou slides com fotos e nomes dos principais criminosos que vêm atuando na cidade. Parte deles já estão presos e outros foragidos.

Sobre a divulgação nos órgãos de imprensa das fotos e nomes, o Sargento orientou para que não o fizesse "Peço para que não divulguem fora daqui pelo fato de algumas investigações estarem andamento, mas deixo claro aqui que em todas as reuniões as fotos e nomes serão divulgados para quem estiver presente começar a perceber esses indivíduos e sempre avisar a Polícia Militar para que eles percebam que aqui em nossa cidade não compensa o crime".

Ao término, Sargento Leonardo pediu encarecidamente para que os presentes, nas próximas reuniões tragam um ou dois convidados da sociedade e todos irão começar a perceber mais os resultados obtidos pela Polícia Militar, as limitações que a legislação impõe e receber dicas importantes de como evitar certos crimes.
André Grandi

Nova caixa d’água é instalada no distrito de Petúnia

Caixa d´água Petúnia
Petúnia - Foi instalada na última quinta-feira, 19 de fevereiro, a caixa d’água para abastecimento do distrito de Petúnia, em Nova Resende. No valor de R$ 30 mil, os recursos para compra e instalação foram disponibilizados por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Cássio Soares em abril do ano passado. O convênio foi assinado pelo prefeito Celson José Oliveira no gabinete do deputado, em janeiro do ano passado e o recurso depositado em abril.

O pedido foi encaminhado ao deputado ainda no final do ano de 2013 pela vereadora Helena Olino, que ressaltou a importância da troca da caixa d’água, visto que a que estava em operação no distrito possuía mais de 40 anos de uso, estando degradada e já com a capacidade insuficiente para atender ao distrito. Helena foi prontamente atendida pelo deputado, que ressaltou a real necessidade de uma atenção especial. “Por se tratar do meio de abastecimento de todo o distrito, não se trata meramente de uma questão de infraestrutura, mas também de saúde pública” afirmou o deputado.

Estima-se que após a instalação, o trabalho de substituição dos encanamentos dure por volta de três dias e que na próxima semana a caixa d’água já esteja em pleno funcionamento, abastecendo cerca de 300 residências do distrito de Petúnia e também da área rural. Segundo Helena Olino, a mudança é fundamental, pois a antiga caixa d’água possui mais de 40 anos de uso, é pequena e se encontra em condições precárias, o que colocava em risco a saúde dos moradores do distrito, sobretudo crianças e idosos, causando preocupação na população. “Pedi e fui prontamente atendida. O deputado Cássio faz muito pelos nossos municípios e distritos da região e no caso de Nova Resende e Petúnia não foi diferente”, afirma a vereadora.

Telefone Celular
Além da emenda, em 2014 o distrito passou a contar também com uma antena de telefonia móvel. “É muito bom para Petúnia ter um representante ativo como o deputado Cássio, que se preocupa e ouve nossas demandas. Nosso distrito até hoje não havia recebido tantos investimentos como agora, através do Cássio”, afirmou a vereadora.


Petúnia foi um dos 22 distritos da região que receberam o sinal de telefonia celular dentro do Programa Minas Comunica II do Governo de Minas, mais uma solicitação feita pelo deputado Cássio Soares, através da vereadora.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Cássio Soares

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Presidente da Câmara Municipal de Itaú de Minas, Antônio Alves e demais vereadores foram à Belo Horizonte tratar de questões sobre a Segurança Pública



Itaú de Minas - Na última quinta-feira (12), esteve em reunião com o Secretário Adjunto de Defesa Social, Rodrigo Teixeira, o Presidente da Câmara, Antônio Alves e os vereadores Geovan dos Santos, Flávio Calixto, José Jorge e Evandra Cintra.  Estavam também presentes o Prefeito Norival Lima, o Vice-Prefeito Nísio Lima, os Deputados Antônio Carlos Arantes, Emidinho Madeira e representantes do Deputado Cássio Soares, além da presença de prefeitos e vereadores da região.

Devido a graves problemas sociais que a região vem enfrentando, acarretando frequentes crimes praticados por bandidos como tráfico de drogas, roubos e assaltos a agências bancárias, viu-se necessário a intervenção do Estado para a solução de tais problemas.

O Secretário Adjunto de Defesa Social, Rodrigo Teixeira disse que o problema de Segurança Pública é o maior problema de Minas de Gerais e o Governador está sensível à causa e como alternativa para a solução do problema foi autorizado o Concurso Público para Polícia Militar com mais de 4 mil vagas abertas para esse semestre, além da criação de uma emenda que permite que o policial que está aposentado volte a trabalhar para contribuir com sua experiência no corpo policial, enquanto o jovem está sendo preparado para ingressar na polícia.

Está sendo estudada a possibilidade de se criar uma delegacia móvel, seria um micro ônibus adaptado com uma cela. A ideia inicial, é que a delegacia móvel deverá ser composta de um delegado, um escrivão e dois policiais militares, isso seria para cidades bem pequenas que não possuem delegacias fixas.

Rodrigo Teixeira, disse também que será feito um forte investimento na Polícia Civil para reforçar a investigação do crime organizado e o foco desse fortalecimento será feito na região do Sudoeste de Minas até a divisa com o estado de São Paulo.

E, para o fortalecimento imediato da segurança das cidades de Itaú de Minas e Pratápolis, Rodrigo Teixeira propôs, tratar urgentemente com o Secretário de Defesa Social, e designar um delegado o mais rápido possível para atender as cidades em conjunto.

O Presidente, Antônio Alves ficou muito satisfeito com a reunião, mas continuará cobrando providências, para isso, agendou uma reunião com o Comando do 12º Batalhão de Polícia Militar de Passos para o próximo dia 24 de Fevereiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Itaú de Minas

Escolas Municipais do Ensino Fundamental aderem ao Programa “Mais Educação"

                                                                                                                                                                                         Foto: Divulgação

Itaú de Minas - No último dia 05 de fevereiro foi realizado na Escola Municipal Eng° Jorge Oliva uma reunião para tratar do Programa Mais Educação. Estavam presentes neste encontro a Secretária Municipal de Educação Maria Flávia Rodrigues Garcia de Oliveira, os diretores das escolas municipais: Maria Inês de Faria Pereira, Roselaine Aparecida de Almeida Reis, Cristina Aparecida Moragas Puglia Dominiquini, Sandra Aparecida Santana Farchi, Zacarias Gilberto Souza Arantes, juntamente com os Professores Comunitários de cada instituição e a Coordenadora Municipal do PME, Marlene de Oliveira Rosa, para organizarem as propostas para 2015 e a implantação do Programa em todas as escolas de Ensino Fundamental I e II do município.

Em 2014 o Programa Mais Educação aconteceu apenas na Escola Municipal Eng° Jorge Oliva, com o envolvimento de 100 alunos. Este Programa vem apoiar um desafio próprio da Educação, ampliar o tempo de permanência diária do estudante na escola, conforme prevê a LDB, apoiada em uma reorganização inteligente desse tempo e o empenho da equipe.

A oferta do Programa Mais Educação é um dos eixos prioritários das políticas públicas e nossa cidade  contemplada as Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

Instituído em 2007 através de uma Portaria Interministerial, o Programa Mais Educação é um projeto nacional integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que estabelece parcerias com os Estados e Municípios para promoverem a ampliação de tempo, espaço e oportunidades educativas às nossas crianças, compartilhando a tarefa de educar entre professores, familiares e atores sociais e comunitários.

O Programa é desenvolvido no contraturno (crianças que estudam de manhã têm atividades à tarde – as que estudam à tarde, têm atividades pela manhã). Os alunos interessados fazem a adesão e são selecionados a partir dos critérios propostos pelo Programa.   As atividades desenvolvidas são as mais diversas em vários campos de conhecimento.


Cada escola realizou suas escolhas considerando sua realidade em acordo com a comunidade escolar, sendo o Acompanhamento Pedagógico comum a todas.


Os pais e/ou responsáveis interessados devem procurar a Direção da escola  e colocar suas justificativas para uma lista de espera, visto que a adesão foi grande. Hoje temos em média 550 alunos inscritos no Programa Mais Educação.

Rotatória no CECOI - dinheiro jogado fora?

                                                                                                                                            Foto: André Grandi 

André Grandi
Itaú de Minas, em 20/02/2015
Esta semana o Itaú de Minas em Foco recebeu uma reclamação que custou acreditar ser verdade, construíram rotatórias dentro do CECOI, um lugar onde ônibus, tratores e carretas grandes transitam e acidentes estão sendo anunciados por conta da magnífica obras.
                                                                                                                                            Foto: André Grandi  

Tempos atrás fora anunciada a reforma do espaço o que não foi feito até hoje e da noite para o dia, resolve-se colocar duas rotatórias completamente inúteis no local.
                                                                                                                                            Foto: André Grandi 

Enquanto isso, na Rua João Kirchner, sentido MG050 - Centro, alunos da Escola Municipal Engenheiro Jorge Oliva correm riscos de graves acidentes por não ter um quebra-molas para reduzir a velocidade de quem chega na cidade em horário de entrada e saída de aula.
                                                                                                                                            Foto: André Grandi 

É a prioridade errada de alguns que não estão aptos a desenvolverem o seu papel.
                                                                                                                                            Foto: André Grandi 

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Balanço do recesso de Carnaval no Sistema MG-050

                                                                                                              Foto: Divulgação
Serviço de Guincho realizou remoções de usuários no Sistema MG-050 durante o Carnaval
O recesso de Carnaval, que compreendeu o período entre os dias 13 e 18 de fevereiro, não registrou nenhum acidente com vítima fatal no Sistema MG-050/BR-265/BR-491, principal via de ligação entre Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, e São Sebastião do Paraíso, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo. A Concessionária Nascentes das Gerais, responsável pela administração e operação da rodovia, contabilizou a presença de aproximadamente 248 mil veículos ao longo dos 371,4 quilômetros de extensão da malha rodoviária.

Na comparação com o Carnaval de 2014, quando também não houve acidente com vítima fatal no Sistema MG-050, também foi verificado a redução de acidentes com vítimas feridas. Em 2015, foram sete, treze a menos que 2014.

Ainda no Carnaval deste ano, as viaturas de inspeção da Concessionária Nascentes das Gerais fizeram o atendimento a 456 usuários e os guinchos efetuaram a remoção de 161 veículos.

“Em 2014, os acidentes com vítimas fatais apresentaram redução de 48% no Sistema MG-050. Mesmo com a movimentação intensa do Carnaval, os números continuam positivos no que diz respeito à redução de acidentes”, diz Joselito Castro, diretor-executivo da Nascentes das Gerais.

Fonte: Assessoria de Imprensa I Concessionária Nascentes das Gerais

Vereador Geovan dos Santos pede automóvel para AVCC

                                                                                                            Foto: Divulgação

O vereador Geovan dos Santos, em seu encontro com o Deputado Antonio Carlos Arantes em Belo Horizonte, solicitou um veículo para apoio das atividades da AVCC - Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Itaú de Minas.

O pedido se prende ao fato de que é grande o número de pacientes oncológicos que são assistidos por esta entidade em nossa cidade, o que demanda muitos deslocamentos por parte dos voluntários quando nos atendimentos a estes pacientes e familiares, seja para visitas, consultas, procedimentos ambulatoriais, busca de recursos, recolhimento e entrega de doações, etc.

Tendo tido conhecimento da possibilidade de sermos beneficiados por esta doação e, conhecedor da sua valiosa influência política e de seu desprendimento que sempre nos foi dado nas necessidades da comunidade Itauense, tomou a liberdade de fazer tal solicitação em prol da melhoria na prestação destes serviços aos nossos pacientes oncológicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Itaú de Minas

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Deputados se unem por mais segurança na região



Em audiência ocorrida na última quinta-feira (12/FEV/15), na cidade administrativa com o Secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcelos, o Deputado Antonio Carlos Arantes levou ofício com pedidos de soluções para conter a violência na região.

Estiveram presentes os prefeitos Norival de Lima, o vice Nísio e os vereadores Toninho Caçapa - presidente da câmara, Flávio Calixto, Zé Gordo, Célio, Evandra Cintra Guiraldeli e Geovan dos Santos (Itaú de Minas), José Eneido - prefeito, vereadores Zé Campos - presid. câmara, Alexsandro de Renascer,  Marco Aurélio e Idinho do Jamil (Pratápolis),  o deputado Antônio Carlos Arantes, um dos integrantes do bloco Deputados do Sudoeste, juntamente com Emidinho Madeira e Sara Clemente - assessora de Cássio Soares.

Os representantes dos municípios foram primeiramente recebidos pelo Secretário Adjunto de Defesa Social, Delegado Dr. Rodrigo Melo Teixeira, que ouviu atentamente e já discutiu possibilidades urgentes que minimizem as falta de um delegado mais presente na região.

O deputado cita na correspondência o assassinato que houve em uma fazenda em Piumhi, relata ainda sobre as ocorrências violentas registradas nas cidades de Alpinópolis, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, São José da Barra, Pratápolis e outras da região.

Arantes lembra, também, que em 2014, já preocupado com a falta de segurança, foi realizada uma audiência pública em São Sebastião do Paraíso com a presença de autoridades civis e militares dos estados de Minas Gerais e São Paulo. O deputado pede para que as soluções não fiquem somente na área nos grandes centros urbanos do estado, e, sim sejam estendidos à zona rural de todos os municípios do Centro-Oeste, Sul e Sudoeste mineiro. O oficio é assinado por Antônio Carlos, Emidinho Madeira e a Sara Clemente (na representação do Dep. Cássio Soares).

Antônio Carlos foi bastante crítico no que diz respeito à  atuação da segurança pública no interior, e considera que mais que uma questão de infraestrutura, o problema maior está na falta de uma gestão comprometida e efetiva com a sociedade, além da falta de sintonia entre as polícias, o judiciário e o ministério público. Lembrando, ainda,  o caos que ficou a cidade de Pratápolis, com o arrombamento simultâneo de 04 caixas eletrônicos, gerando pânico, insatisfação, prejuizos, insegurança e muito medo na população da cidade e arredores.

O prefeito Norival Lima falou em nome dos prefeitos presentes na reunião e se diz bastante satisfeito com o apoio do deputado Antônio Carlos na demanda dos municípios. “Sempre apoiamos o deputado Arantes porque sabemos que ele é um trabalhador e não mede esforços para atender o que nós pedimos, ele sempre se preocupou com a segurança da região e não é de hoje. Graças a ele já conseguimos melhoras e iremos conseguir mais”, enfatizou Lima.

O vereador José Campos também foi outro que elogiou a postura de Antônio Carlos. “Ele é bem recebido aonde vai e isso nos orgulha pois temos a certeza que nossas demandas terão um defensor em Belo Horizonte”.

Deputado Antônio Carlos frizou que sempre buscou e continuará buscando recursos para atender as solicitações da população da região, promovendo audiências  para apresentar as demandas da região ao governo do Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Deputado Antonio Carlos Arantes propõe mudanças na Constituição Estadual


As duas primeiras PEC's a tramitar nesta legislatura são de autoria do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), que fazendo jus a sua fama de parlamentar mais trabalhador da Assembleia, em seu primeiro dia do seu novo mandato, deu entrada em de 117 proposições. Destas, duas foram às primeiras Propostas de Emendas à Constituição Estadual (PEC) a tramitar nesta legislatura.

A PEC 2/2015, que busca recursos para o suporte a instituições do Estado que estão engajadas em pesquisa, desenvolvimento e inovação na agropecuária, sem aumento de despesas, apenas fazendo a redistribuição de percentuais hoje vigentes.

Em Minas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, criada exatamente para promover o desenvolvimento e a modernização da agricultura do Estado, cumpriu papel relevante na evolução positiva do agronegócio mineiro e, consequentemente, do agronegócio brasileiro.

A PEC 1/2015 trata da liberação do servidor público para exercício de mandato eletivo em diretoria de entidade sindical e cooperativa representativa de servidores públicos de âmbito estadual sem prejuízo de remuneração e dos demais direitos e vantagens. A proposta de emenda à Constituição é a forma de corrigir uma imperfeição no ordenamento jurídico estadual que hoje permite ao dirigente sindical se licenciar de suas atividades no serviço público para a dedicação exclusiva ao sindicato a que pertença e para o qual foi eleito, porém exclui o dirigente cooperativista de tratamento isonômico, causando um desequilíbrio, o que vimos corrigir com esta proposição, fazendo um importante e relevante registro desta situação.

Por vários anos, desde a criação da Epamig, o Estado repassou diretamente à empresa recursos para a manutenção da infraestrutura de pesquisa. Contudo, e concomitante com o fortalecimento da Fapemig e com o compromisso constitucional de destinar significativo volume de recursos a essa instituição, os recursos então direcionados à Epamig para seu funcionamento foram gradativamente reduzidos, há cerca de seis anos. A falta de recursos para despesas correntes e despesas de capital está comprometendo, sobretudo, as atividades de suporte à pesquisa e, em consequência, às próprias pesquisas.

Com a PEC 2/2015, é legítimo destinar, dos recursos que o Estado repassa à Fapemig (1% das receitas correntes ordinárias) 10% (ou seja, 10% do 1%) para as instituições do Estado que realizam pesquisa, desenvolvimento e inovação na agropecuária, para que estejam sempre preparadas ao desenvolvimento tecnológico que o agronegócio de Minas demanda e necessita. É importante ressaltar que a proposição não trata da criação de nova despesa ao Tesouro do Estado, apenas traz a redistribuição de recursos já destinados ao fomento da ciência e tecnologia em âmbito estadual.


Arantes comemora o início do seu novo mandado. “Nós finalizamos o mandato anterior com a regulamentação de  um de meus projetos, o PAA Familiar que obriga o governo a comprar no mínimo 30% dos alimentos, utilizados em autarquias e órgãos públicos, sejam proveniente de pequenos produtores rurais. E iniciamos o novo mandato com 117 projetos reapresentados junto com as duas primeiras PEC's a tramitar nesta casa”, finaliza Arantes.

Deputado Arantes assume comissão na Assembleia


O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) foi eleito na manhã desta quinta-feira (12.02.15), o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Em seu discurso de posse, Antônio Carlos Arantes destacou a importância da Comissão. “Fui presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia e junto com meus pares, fizemos um grande trabalho. Agora vamos promover e desenvolver nossa Minas Gerais com a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo”, falou Arantes.
O deputado lembrou que sempre defendeu o social, e que para desenvolver o social, nada melhor do que a geração de emprego e renda. “O melhor social é o desenvolvimento e vai passar por esta comissão grandes projetos”, previu Antônio Carlos.
Para o presidente ele e seus pares serão grandes instrumentos para melhorar a vida dos cidadãos mineiros. Duas ações foram anunciadas por Arantes, a ida às secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda onde serão propostas ações para valorizar o turismo, a indústria, o comércio e o cooperativismo.
O deputado Roberto Andrade (PTN), teceu vários elogios ao deputado Arantes e afirmou que sem renda e sem emprego não há desenvolvimento e ele acredita que a comissão será de suma importância para o Estado.
Outro deputado que enalteceu a eleição de Arantes foi Duarte Bechir (PSD). Para Bechir a comissão ganha um presidente de competência reconhecida. “O presidente Arantes é um grande homem, trabalhador e tem conhecimento. A comissão ganha muito com sua liderança. Com certeza o presidente trabalhará para o Partido de Minas Gerais e quem ganhará será o cidadão” encerrou Bechir que recebeu o agradecimento de Antônio Carlos Arantes.              
O Deputado Fabio Avelar, que é membro da comissão e é da cidade Nova Serrana, grande polo calçadista mineiro, enfatizou a importância da comissão para a indústria e o comércio. “Como morador de Nova Serrana e empresário do setor calçadista sei da importância da comissão e tenho certeza que ela será bem conduzida pelo deputado Arantes", finaliza Avelar.

O que são as comissões?
As comissões são grupos de deputados que opinam sobre os projetos em tramitação na ALMG, orientando as votações no Plenário. Essas estruturas especializadas têm também outras atribuições, como realizar estudos, fiscalizar os atos do Governo, promover visitas, audiências e debates sobre temas de interesse da sociedade.  A candidatura de Arantes foi indicada pelos 22 deputados que integram o Bloco de oposição composto pelos partidos PSDB - PP - PTB - DEM - PDT. O deputado Felipe Attiê foi escolhido como Vice-Presidente.
Além de Antônio Carlos e Felipe Attiê, fazem parte da comissão os deputados Antônio Lerin (PSB), Fábio de Avelar (PTdoB) e Roberto Andrade (PTN), tendo como suplentes Anselmo José Domingos (PTC), Carlos Henrique (PRB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Neilando Pimenta (PP) e Wander Borges (PSB).
A Mesa Diretora já estuda mudar a nomenclatura para "Comissão de Desenvolvimento Econômico" e tem o apoio do presidente da Comissão.

São matérias de competência da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo:
a) a política e o sistema regional de turismo;
b) o fomento da produção industrial, do comércio, do turismo e do cooperativismo;
c) a política econômica, os planos e os programas estaduais, regionais e setoriais de desenvolvimento integrado do Estado;
d) as relações internacionais que envolvam negociações nas áreas de turismo, indústria e comércio, bem como a participação no Mercado Comum do Sul (Mercosul) e em outros blocos econômicos.

Compete às comissões permanentes apreciar, conclusivamente, em turno único, as seguintes proposições:
- projetos de lei que versem sobre declaração de utilidade pública e denominação de próprios públicos;
- projetos de resolução que tratem de subvenções;

- requerimentos escritos que solicitarem providência a órgão da administração pública; manifestação de pesar por falecimento de membro do poder público; manifestação de apoio, aplauso, regozijo ou congratulações; manifestação de repúdio ou protesto. 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Convite da Polícia Militar para reunião da Rede de Comerciantes e Vizinhos Protegidos

18ª REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR
12º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR

Estamos iniciando o ano de 2015 e juntamente com ele nossas reuniões. É dever da PMMG orientar e estreitar os laços com a comunidade buscando a resolução de problemas e de melhorias para a nossa Cidade. Venho através deste convidá-los para a reunião mensal da Rede de Comerciantes e Vizinhos Protegidos onde serão discutidas ocorrências de maior incidência e dicas PM serão divulgadas no intuito de orientar e conscientizar a população.

Juntos somos mais fortes!

Polícia Militar e Associação Comercial e Industrial de Itaú de Minas unidas em busca do bem comum.




Dia: 20 de fevereiro de 2015.
Local: Auditório da Escola Ary Pimenta.
Horário: 19 horas e 30 minutos.



Leonardo do Carmo, 3º SGT PM

Responsável pelo Projeto

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Deputados se unem pelo sudoeste de Minas Gerais


Os três deputados estaduais eleitos para representar a região sudoeste de Minas Gerais se uniram para buscar soluções a problemas enfrentados pela população regional. Antônio Carlos Arantes (PSDB), Cássio Soares (PSD) e Emidinho Madeira (PTdoB) formaram bancada estadual para trabalhar em harmonia para o fortalecimento do sudoeste. A reunião ocorreu no final da tarde desta terça-feira, 10 de fevereiro, no gabinete do deputado Cássio Soares, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Os parlamentares entraram em consenso para que as demandas de maior proporção sejam encaminhadas em conjunto. Assim, acreditam que terão mais força para a busca de benefícios. Neste primeiro encontro, os deputados elegeram algumas prioridades regionais, como a busca por investimentos para a segurança pública, um dos maiores gargalos da região.

Outra necessidade apontada foi a celeridade nas obras da MG-050, onde muitas intervenções estão em atraso. Arantes, Cássio e Emidinho decidiram, ainda, que lutarão pelo fortalecimento dos Hospitais da Região, principalmente Hospital Regional do Câncer e Hospital do Coração de Passos e São Sebastião do Paraíso.  “O nosso povo merece essa união para que os interesses de todos sejam defendidos”, afirma Antônio Carlos Arantes.

Uma das maiores conquistas da região nos últimos anos foi a encampação da FESP pela Universidade do Estado de Minas Gerais. O processo foi concluído e agora necessita de maiores investimentos para que a UEMG Passos seja fortalecida. “O intuito desta união é beneficiar a população que nos elegeu. As disputas ficaram durante o processo eleitoral. Agora, precisamos nos unir e conquistar mais melhorias para a nossa região”, garante Cássio Soares.


Com o propósito de se reunir semanalmente para as discussões e definição de trabalho, os deputados decidiram que irão lutar, ainda, pela concretização de asfaltamento de trechos de rodovias, como o que liga Bom Jesus da Penha a Alpinópolis (BR-265), o de Nova Resende a Conceição da Aparecida e o de São João Batista do Glória a Delfinópolis. Outra prioridade definida é o término das obras da BR-146. “Lutando em conjunto, nós teremos mais força para conquistas que o nosso povo precisa”, finaliza Emidinho Madeira.

Sistema MG-050 terá operação especial durante o Carnaval


Os usuários que utilizarem o Sistema MG-050/BR-265/BR-491 de sexta-feira (13/2) a quarta-feira (18/2) encontrarão a operação da rodovia reforçada. A Concessionária Nascentes das Gerais, responsável pela administração e operação da principal via de ligação entre Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, e São Sebastião do Paraíso, na divisa de Minas com São Paulo, estima que mais de 240 mil veículos devem utilizar toda a extensão da malha viária.

Os dias com fluxo mais intenso devem ser sexta (13/2), sábado (14/2) e quarta (18/2), quando são esperados aproximadamente 50 mil veículos no Sistema MG-050. Para atender a maior demanda, a Nascentes das Gerais fará o reforço dos colaboradores em serviço no Centro de Controle Operacional (CCO), na operação dos guinchos e também nas praças de pedágio. A Polícia Militar Rodoviária Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar também estarão com efetivos ampliados.

Durante o recesso de Carnaval, a Concessionária Nascentes das Gerais fará a distribuição de 50 mil leques para alertar os motoristas para a importância de não dirigir após o consumo de bebida alcoólica. “Ingerir qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, é um crime de trânsito. Vamos fazer essa campanha para reforçar essa mensagem com os motoristas”, diz Marcelo Aguiar, gestor de operações da Nascentes das Gerais.

Os veículos que transportam cargas especiais devem ficar atentos à restrição do Departamento de Estradas de Minas Gerais (DER-MG), pois, nos seguintes dias e horários, eles não poderão trafegar:
•             13/02 (sexta-feira) – 16h às 24h
•             14/02 (sábado) – 6h às 12h
•             17/02 (terça) – 16h às 24h
•             18/02 (quarta) – 6h às 12h

AB Concessões I Nascentes das Gerais

A Concessionária Nascentes das Gerais pertence à AB Concessões S/A, que nasceu da união do Grupo Italiano Atlantia (controlador) – um dos maiores em concessões rodoviárias do mundo e do Grupo Bertin. Entre as principais companhias de concessão de rodovias do Brasil, a AB Concessões administra mais de 1.500 quilômetros de rodovias, sendo responsável pelas concessionárias paulistas Triângulo do Sol (100%), Rodovias das Colinas (100%) e Rodovias do Tietê (50%) e, no Estado de Minas Gerais, a Nascentes das Gerais (100%).

Hoje é dia de:


Hoje é dia Mundial do Enfermo e do Zelador
nasceram:
o ator Edwin Luisi

a atriz Eliete Cigarini

a atriz Jennifer Aniston

a cantora Sheryl Crow

Morre Oswaldo Cruz (1917)


dia de Nossa Senhora de Lourdes

Renato Andrade consegue empenho para continuidade da BR-146


A intervenção de Renato Andrade, primeiro na fila de sua coligação para assumir o cargo de Deputado Federal – ele é do PP – conseguiu dar continuidade as obras da BR-146, ameaçada de serem paralisadas por falta de empenho dos recursos para a pavimentação.
A Construtora Brasil, responsável pelos trabalhos que já foram executados entre Passos e Bom Jesus da Penha, estava programando a paralisação dos serviços para o  final de fevereiro.
Até agora foram executados os serviços relativos a terraplanagem, preparação de sub-base e base, sub-leito e leito. “Está tudo pronto para receber as camadas de imprimação e asfáltica e seria uma pena ver a  obra paralisada”, afirma Renato Andrade.

Ele diz que atendeu a um pedido da Construtora Brasil, para conseguir a liberação do empenho de R$ 6 milhões e assim dar continuidade as obras, que entrariam em mais uma etapa, próxima do final. “Não tive dúvidas. Entrei em contato com  o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, sobre o assunto”.

Para Renato Andrade o DNIT soube entender a necessidade da liberação do empenho e foi ágil em atender ao pedido. “Falei no DNIT na quarta-feira, já na sexta o empenho estava liberado, garantindo a continuidade das obras”, relata Andrade.

Para ele, a decisão por parte do governo foi a mais acertada, porque “não impede a realização de  um sonho dessa região, que lutou por ele por mais de doze anos, e que correu o risco de vê-lo interrompido e  atendendo um pedido nosso, terá continuidade”, finaliza Renato

Andrade, enquanto Deputado Federal empenhou-se para que a obra de pavimentação da BR-146 fosse retomada, o que acabou acontecendo.

Trevo da Arlindo
A Construtora Brasil já está com a ordem de serviço para iniciar a construção do trevo da Avenida Arlindo Figueiredo.  A Nascente das Gerais já passou as orientações e as obras devem começar depois do carnaval ou a partir de março. “Esta é uma obra de grande importância para Passos e região e sempre estivemos envolvidos na reivindicação  de seu início e só tenho que comemorar esta notícia”, afirma Renato Andrade

Ele lembra da mobilização que liderou em 2009 e que teve a participação da região exatamente reivindicando melhorias na MG-050 e a construção do trevo da Arlindo Figueiredo entre outras melhorias.

Renato destaca o trabalho que desenvolveu para que o trevo da Avenida Arlindo Figueiredo fosse construído em dois níveis e não como constava do projeto original, que era de uma rotatória alongada. “O atraso na execução do projeto pode ser até por causa disso, mas é uma mudança para melhor e que vai atender a expectativa de todos”, avalia.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Vídeos da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itaú de Minas em 09/02/2015

Confira abaixo os vídeos das falas dos vereadores durante o Grande Expediente na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itaú de Minas em 09/02/2015.

Leitura de Matérias

Grande expediente com a vereadora Evandra Cintra

Grande expediente com o vereador Flávio Calixto

Grande expediente com o vereador Geovan dos Santos

Grande expediente com o vereador Jorge do Mercado

Grande expediente com o vereador Antonio Nunes

Grande expediente com o Presidente da Câmara, o vereador Antonio Alves - Caçapa

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Capoeiristas de Itaú de Minas participam de encontro no estado de São Paulo


Aconteceu na cidade de Jundiai, estado de São Paulo o 23º Encontro de Capoeiristas do Grupo Nosso Senhor do Bonfim, evento organizado pelo mestre Kaue  com a presença de vários capoeiristas do Brasil dentre os quais, capoeiristas de São Paulo, Franca, Ribeirão Preto,Campinas, Rio de Janeiro,Curitiba, Minas Gerais e a cidade de Itaú de Minas foi representada pelo contra mestre Kan e estagiário Luiz Negassa que mais uma vez provou que existem muitos talentos e pessoas com grandes conhecimentos e capacidades em cidades pequenas.




Entre outros mestres de diversos lugares do Brasil, Itaú de Minas foi bem representada e o contra mestre Kan disse que está bastante animado com o desempenho do seu trabalho em nossa cidade e que já está se organizando para mais um grande evento em Itáu de Minas para o mês de Setembro.

Associação Comercial e Industrial de Itaú de Minas divulga horário de atendimento durante o Carnaval


Por conta do feriado de Carnaval, a Associação Comercial de Itaú de Minas divulgou o seu horário de atendimento, que será:

Dia 14/02 (Sábado) - das 8 às 13hs

Dia 16/02 (Segunda-Feira) - Não haverá atendimento

Dia 17/02 (Terça-Feira) - Não haverá atendimento

Dia 18/02 (Quarta-Feira) - Atenderá somente após às 12hs


Para maiores informações ou esclarecimento de dúvidas os fones são 3536-1630 ou 3536-1731

Hoje é dia de...

No dia de hoje, 9 de fevereiro, nasceram

o cantor Edson Cordeiro 

o ator Joe Pesci

a atriz Micaela Góes 

a jornalista Mônica Waldvogel


o ator Thiago Oliveira

a cantora Tânia Mara

Morreu Ary Barroso (1964)

E o hoje é dia de Santa Apolônia


e São Miguel Febres Cordero